Energia solar e carros elétricos são uma combinação perfeita. Juntos resultam na forma mais ecológica de mobilidade. "A energia solar também é uma forma ideal de reduzir os custos de eletricidade em edifícios e ao mesmo tempo reduzir os veículos com CO2", enfatiza Günther Krainer, Diretor Executivo da Auto Krainer GmbH em Klagenfurt. Toda a infraestrutura foi planeada pela MOON e consiste num sistema fotovoltaico de 108 kWp. Além disso, um armazenamento de energia com capacidade para150 kWh e carregamento de 80 kW foi colocado em operação, assim como uma estação de carregamento rápido com 75 kWh DC e 22 kW AC instalada. O sistema de gestão de energia e carga coordena os fluxos de eletricidade e reduz o consumo de eletricidade restante durante a operação ao mínimo absoluto.

O sistema fotovoltaico de 108 kWp gera cerca de 108.000 kWh por ano e reduz o consumo de eletricidade no edifício em até 60%. "O excesso de energia solar é armazenado num sistema de armazenamento de energia VARTA e entregue ao veículo muito rapidamente quando necessário. Os carros elétricos podem ser carregados em apenas alguns minutos", explica Rupert Haslinger, gestor de projeto da MOON. O sistema geral de sistema fotovoltaico e armazenamento de energia permite altas capacidades de carga sem sobrecarregar a rede elétrica. Esta solução é até agora única e faz do concessionário Krainer o concessionário automóvel mais inovador da Áustria.

O sistema global consiste num sistema fotovoltaico (módulos da KIOTO Solar e inversores da FRONIUS), estação de carregamento rápido, armazenamento de lítio e sistema de gerenciamento de energia mostram de forma impressionante como a mobilidade futura será na Áustria: amiga do ambiente, sustentável e eficiente.

Close