No final do outono de 2018, no jardim da frente, com uma sonda que abre um buraco fundo no solo, o sinal inicial para a transição energética na casa Koppl!

Vamos olhar para a situação inicial, há um ano atrás, de uma casa numa zona rural com 125 m2 de área útil e um carro. 

O aquecimento e a água de serviço são operados por um sistema de aquecimento a gás com mais de 30 anos, o nosso consumo é de cerca de 1500 litros, depois mais 4 metros de lenha para a salamandra, 5600 KWh de eletricidade para a casa, sauna e piscina bomba da lagoa. Quanto ao nosso carro está a gastar aproximadamente 1.800 litros de gasolina por ano.

O fim da vida útil do nosso antigo sistema de aquecimento já era esperado, então começámos a pensar em algo novo e com consciência ambiental. Depois de algumas considerações fundamentais com a família, encontrámo-nos com especialistas em transição energética da MOON e elaboramos um conceito holístico para aquecimento, água doméstica, eletricidade e transporte.

Em junho de 2019 estava tudo pronto!

A nossa nova bomba de calor com perfuração profunda para aquecimento ambiente e água quente foi colocada em funcionamento. A equipa da MOON assumiu o planeamento, execução, financiamento e instalação de um sistema fotovoltaico de 15,6 KWp. Para que também possamos usar a nossa energia solar acumulada à noite, foi instalado um acumulador de bateria de emergência com 31 KWh. Quanto ao carro decidimos adquirir um e-Golf.

Dezembro de 2019: o sistema está a funcionar há seis meses, os custos energéticos totais deste período rondam os 150 €, - e isto para todos os setores, aquecimento, água doméstica, eletricidade e transportes!

A transição energética é o que há de mais moderno e economiza 9,5 toneladas de CO2 por ano.

Existem muitos aspetos positivos e, melhor ainda, somos nós que fazemos parte deles!

Família Prommegger
Close