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Preguntas frequentes

Secção de perguntas frequentes mais importantes com as devidas respostas. Escolha o seu assunto. Se a sua pergunta não estiver incluída, entre em contato connosco diretamente.

Viaturas elétricas

BEV significa Battery Electric Vehicle, um veículo elétrico alimentado exclusivamente por bateria e que não produz quaisquer gases de escape. Veículos híbridos não se incluem nesta categoria.

Para utilizar de forma fiável e confortável um modelo elétrico ou híbrido plug-in, é necessário dispor de uma opção de carregamento adequada. As possibilidades vão desde cabos de carregamento móveis (por exemplo: POWER2Go) a wallboxes instaladas permanentemente e grandes estações de carregamento rápido. A combinação com soluções fotovoltaicas e de armazenamento pode tornar o carregamento ainda mais sustentável e económico.

Um veículo elétrico é ambientalmente sustentável, pois pode circular até 100% sem emissões, dependendo da origem da eletricidade utilizada para o carregamento. É económico graças a subsídios, impostos ou seguros reduzidos e às poupanças possíveis através de carregamento a baixo custo. Proporciona uma condução silenciosa e confortável e contribui para a independência em relação aos combustíveis fósseis.

A potência de carregamento de um veículo elétrico é determinada pelo chamado carregador a bordo (OBC) e pode variar. No lado AC, a potência máxima de carregamento é de 22 kW, enquanto no lado DC pode atingir até 300 kW (e a tendência é aumentar). Quanto maior a potência de carregamento, mais rápido o veículo carrega.

O tempo de carregamento é o período necessário para carregar a bateria. Depende da potência de carregamento e da capacidade da bateria (por exemplo: tempo de carregamento (h) = capacidade da bateria (35,8 kWh) / potência de carregamento (7,2 kW)).

A autonomia indica a distância que o veículo pode percorrer com a bateria totalmente carregada. É determinada pelo consumo de energia (por exemplo: autonomia (km) = capacidade da bateria (35,8 kWh) / consumo de energia (12,7 kWh/100 km) × 100).

O tempo de carregamento real e a autonomia podem variar dependendo do comportamento de condução, da temperatura exterior e de outros fatores.

Se o veículo elétrico for carregado com 11 kW através de corrente AC, o processo de carregamento demora cerca de 4 a 8 horas. Se, por outro lado, o carregamento for efetuado com corrente DC (carregador rápido), o veículo pode estar totalmente carregado em apenas 15 a 60 minutos. O tempo de carregamento depende da potência de carregamento e da capacidade da bateria.

Os modelos elétricos têm uma vida útil mais longa do que os motores de combustão, pois possuem menos peças móveis e necessitam de menos manutenção. A bateria, um componente fundamental, geralmente tem uma duração de 8 a 15 anos. No entanto, a forma como é utilizada influencia a sua longevidade, já que descargas e carregamentos completos frequentes podem reduzi-la.

Não, os veículos elétricos não são mais perigosos do que os motores de combustão em caso de acidentes. Passam pelos mesmos testes de colisão e possuem mecanismos de segurança que interrompem o fluxo de eletricidade em caso de acidente. Incêndios em baterias são muito raros, mas mais difíceis de extinguir do que incêndios em veículos tradicionais. No geral, os modelos elétricos oferecem um alto padrão de segurança.

Mobilidade elétrica e soluções de carregamento

A MOON é o seu contacto para todos os temas relacionados com a mobilidade elétrica. Por exemplo, informamos através da nossa consulta online ou pode enviar-nos um pedido através do formulário de contacto. Entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

Um automóvel elétrico pode ser carregado numa tomada de alta tensão (com um cabo de carregamento móvel), numa wallbox ou numa estação de carregamento com corrente alternada (AC), ou numa estação de carregamento rápido com corrente contínua (DC). As estações de carregamento públicas (AC ou DC), por exemplo, podem ser localizadas através do nosso mapa de estações de carregamento ou apresentadas na aplicação e-Charge.

Uma wallbox é uma estação de carregamento (relativamente pequena) que se instala numa parede e, consoante o modelo, pode carregar até 22 kW (AC). As wallboxes são normalmente utilizadas em ambientes privados ou semipúblicos. Semipúblicos são, por exemplo, pontos de carregamento pertencentes a uma empresa que também permite o carregamento por pessoas externas.

Sim, desde que tenha gestão de carga ou uma interface adequada com o inversor. Desta forma, a energia solar gerada pode ser utilizada diretamente para carregar o veículo elétrico. Isto permite um fornecimento de energia eficiente e sustentável. A combinação com um sistema de armazenamento por bateria é ideal, pois a energia solar excedente pode ser armazenada e utilizada mais tarde para o carregamento.

Na Europa, os dois tipos de fichas mais importantes para modelos elétricos são:

1. Tipo 2 (Mennekes):

Ficha utilizada para carregamento em corrente alternada (AC), sendo o padrão europeu. Serve para carregamento normal em wallboxes e postos públicos.

2. CCS (Sistema de Carregamento Combinado):

Extensão da ficha Tipo 2, com pinos adicionais para carregamento rápido em corrente contínua (DC). Tornou-se o padrão preferido para estações de carregamento rápido na Europa, substituindo gradualmente o padrão CHAdeMO, mais comum na região asiática.

Os postos de carregamento públicos estão disponíveis em aplicações e sistemas de navegação, sendo possível localizá-los facilmente através dessas plataformas. Muitos carros elétricos incluem também planeadores de rota integrados com opções de carregamento público.

Existem diferentes maneiras de iniciar um processo de carregamento numa estação de carregamento. Geralmente funciona com um cartão de carregamento (cartão RFID), através de uma aplicação da operadora ou via código QR diretamente na estação de carregamento. Se a estação de carregamento estiver equipada com Plug & Charge, basta apenas conectá-la ao veículo. A comunicação é feita diretamente entre o veículo e a estação de carregamento.

Sim, muitas empresas optam por instalar wallboxes ou estações de carregamento rápido nos seus parques de estacionamento, para carregar os veículos da empresa ou os carros elétricos dos colaboradores. A MOON disponibiliza várias soluções para carregar veículos empresariais de forma económica, seja em casa, no parque da empresa ou em postos de carregamento acessíveis ao público. Os nossos sistemas permitem gerir com eficiência os processos de faturação e otimizar a contabilidade de custos. Além disso, oferecemos opções de instalação flexíveis, garantindo uma solução adequada para cada local.

O carregamento em conformidade com a lei de calibração significa que os postos públicos medem com precisão a quantidade de eletricidade fornecida e aplicam a faturação correta. Desde 2019, todos os postos públicos na União Europeia têm de cumprir estes requisitos. Isso garante que apenas a eletricidade realmente fornecida seja contabilizada e que não exista possibilidade de manipulação.

Faz-se uma distinção entre o carregamento em corrente alternada (AC), que permite potências até 22 kW, e o carregamento em corrente contínua (DC), que oferece potências a partir de 50 kW. O carregamento em DC é mais rápido, sendo ideal para deslocações ou operações logísticas, por exemplo. O carregamento em AC demora mais tempo (como durante a noite ou no local de trabalho), mas é mais suave para a bateria.

Carregamento com corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC)

A potência de carregamento (expressa em kW) é um fator determinante para a velocidade com que um veículo elétrico recebe energia. Quanto maior for a potência, menor será o tempo necessário para carregar a bateria. Este fator representa um passo importante para tornar a mobilidade elétrica viável em larga escala.

As capacidades de carregamento dos veículos elétricos estão a atingir valores cada vez mais elevados. Atualmente, já existem veículos no mercado com capacidade superior a 300 kW. Por isso, faz sentido instalar uma estação de carregamento com potência correspondente.

Os sistemas de carregamento CA fornecem corrente alternada (CA), que é convertida na corrente contínua (CC) necessária no veículo pelo carregador integrado, o carregador de bordo, para carregar a bateria. Isso resulta em velocidades de carregamento mais lentas em comparação com as estações de carregamento DC, mas é mais amigável à bateria e ideal para uso em áreas privadas, semipúblicas e públicas.

Os postos de carregamento funcionam com corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). Os postos de carregamento DC fornecem energia diretamente à bateria de um veículo elétrico, o que elimina a necessidade de conversão pelo carregador e permite um carregamento muito mais rápido.

Normalmente, os postos de carregamento AC suportam o padrão Tipo 2, amplamente utilizado na Europa. Todos os veículos elétricos comuns podem ser carregados com este tipo de ficha, independentemente de serem híbridos plug-in ou totalmente elétricos.

A potência de carregamento, medida em kW, determina a rapidez com que o veículo recebe energia, tendo em conta as limitações do próprio veículo e da eletricidade disponível. Os postos de carregamento AC conseguem atingir uma potência máxima de 22 kW, o que cobre as necessidades da maioria dos veículos dentro da gama de carregamento AC. Todas as velocidades de carregamento superiores a esse valor pertencem à categoria de carregamento DC.

A maioria dos veículos elétricos é compatível, uma vez que os postos de carregamento DC suportam padrões comuns como CCS2, CHAdeMO ou CCS1. Os novos veículos na União Europeia têm de cumprir o padrão CCS2.

Custos

No geral, a resposta a esta pergunta é sim: os veículos elétricos costumam ter custos operacionais mais baixos devido ao combustível mais barato por quilómetro. Além disso, o imposto sobre veículos motorizados e, muitas vezes, os impostos sobre emissões são dispensados. Os custos de manutenção também costumam ser mais baixos porque os veículos elétricos têm menos peças móveis. E há subsídios que apoiam a compra e operação de veículos elétricos.

Sim, é possível reduzir custos com eletricidade gerada por um sistema fotovoltaico próprio. Ao utilizar a energia produzida para carregar o carro elétrico, evita-se recorrer à eletricidade da rede, o que representa uma poupança significativa. Existem também apoios para a instalação de sistemas solares. Em combinação com um veículo elétrico, esta solução torna-se económica e amiga do ambiente.

Sistema de Gestão de Energia (Sistema EMS)

Um EMS controla e otimiza os fluxos de energia vinculando de forma inteligente sistemas fotovoltaicos, sistemas de armazenamento e a rede elétrica. Distribui energia de forma eficiente, armazena excedentes e regula o autoconsumo.

Um EMS reduz os custos com eletricidade, aumenta a utilização da energia produzida localmente e diminui o consumo da rede. Este sistema permite depender menos dos fornecedores externos de eletricidade, contribui para a redução de emissões de CO₂ e melhora a eficiência de todo o sistema energético.

Para empresas e instalações comerciais com infraestrutura de carregamento, sistemas fotovoltaicos, armazenamento de energia e/ou bombas de calor. Um EMS otimiza os fluxos energéticos, reduz os custos e aumenta a sustentabilidade.

O Controlador OptiMOON é a unidade central de controlo do EMS que monitoriza e optimiza todos os dispositivos ligados.

O optiMOON suporta mais de 250 dispositivos de mais de 50 marcas.

Sim, o Gateway optiMOON permite que dispositivos que utilizam protocolos de comunicação desactualizados sejam ligados através de tecnologias de rede modernas.

Energia fotovoltaica

Um sistema fotovoltaico converte a luz solar em eletricidade com a ajuda de células solares. A eletricidade gerada desta forma pode ser usada diretamente em casa ou para um ponto de carregamento de carro elétrico, armazenada num sistema de armazenamento de energia elétrica ou injetada na rede pública.

Ter um sistema fotovoltaico próprio apresenta inúmeras vantagens:

✓ Permite poupar nos custos de eletricidade, pois há menos necessidade (ou nenhuma) de comprar eletricidade ao operador da rede. ✓ Reduz a dependência de fornecedores de energia e da subida dos preços dos combustíveis. ✓ Diminui as emissões de CO₂ e contribui para a proteção do clima. ✓ Os apoios do Estado podem reduzir os custos de aquisição. ✓ A necessidade de manutenção é muito baixa, uma vez que os módulos solares são duradouros, eficientes e robustos.

Um sistema típico de 10 kWp produz cerca de 8.000 a 12.000 kWh de eletricidade por ano. O valor exato depende da localização, da orientação e das condições meteorológicas — e, claro, da dimensão real da instalação.

Normalmente, demora entre um a três dias, dependendo da dimensão do sistema, do estado do telhado e da necessidade ou não de realizar trabalhos adicionais, como a instalação de um sistema de armazenamento.

Um sistema de armazenamento de energia não é absolutamente necessário, mas faz todo o sentido. Permite guardar e utilizar o excedente de energia solar quando o sol não brilha. Isto aumenta a autonomia da empresa e reduz a dependência da rede elétrica.

Na maioria dos casos, um sistema fotovoltaico compensa-se entre oito a quinze anos. O tempo exato depende dos custos de aquisição, dos subsídios, das tarifas de injeção na rede e do autoconsumo.

Os módulos solares têm uma vida útil de, pelo menos, 25 anos, muitas vezes mais. Os inversores geralmente precisam de substituição ao fim de cerca de dez a quinze anos.

Sim, isso é possível e revela-se particularmente económico. A eletricidade produzida localmente pode ser usada diretamente para carregar o carro elétrico, o que reduz os custos de carregamento e melhora o balanço de emissões de CO₂.