Carregadores MOON POWER
Encontrar carregadores fiáveis e seguros para veículos elétricos é essencial. O portefólio da MOON inclui uma ampla gama de produtos para responder aos mais diversos requisitos.
Carregamento para camiões e autocarros elétricos
Fornecemos infraestruturas de carregamento de alto desempenho para camiões e autocarros elétricos, desde a consultoria e planeamento até à instalação chave na mão.
Preparadas para o futuro, eficientes e adaptadas às suas necessidades.
Uma sessão de carregamento cheia de conhecimento: o resumo para a mobilidade elétrica
O carregamento de veículos elétricos é acompanhado por muitas abreviações e termos específicos. Compilámos aqui os mais importantes para o ajudar a orientar-se no mundo da mobilidade elétrica.
AC
AC significa corrente alternada. Esta é a versão mais comum nas soluções de carregamento doméstico e pode demorar mais tempo a carregar a bateria.
DC
DC (CC) significa corrente contínua. Trata-se de carregamentos rápidos, com potências mais elevadas, permitindo tempos de carregamento mais curtos. São normalmente utilizados em autoestradas.
HPC
HPC significa carregamento de alta potência e, portanto, integra-se no carregamento rápido com tecnologia DC, permitindo potências elevadas para carregar em minutos.
CPO
OPC significa Operador de Ponto de Carregamento — uma empresa responsável pela operação técnica de uma rede de carregamento. Na MOON, somos OPC e temos uma rede pública de carregadores.
OCPP
O OCPP (Open Charge Point Protocol) é uma linguagem standard que permite criar a comunicação entre carregadores e o back-end (plataformas de gestão de carregadores), garantindo a interoperabilidade entre diferentes fornecedores.
eMSP
eMSP é a abreviatura de fornecedores de serviços de mobilidade elétrica e refere-se às empresas que ligam os clientes finais aos operadores de postos de carregamento.
Back-end
São plataformas que permitem gerir remotamente a rede de carregamento (pública ou privada), onde os carregadores estão ligados através de protocolos OCPP. As plataformas permitem aos utilizadores acompanhar em tempo real o estado da rede, efetuar atualizações e prestar suporte remoto aos utilizadores dos carregadores públicos.
Roaming
Uma plataforma de roaming é uma empresa que interliga diferentes redes de carregadores num único ponto, permitindo uma operação simples por parte do utilizador final. Por exemplo, a MOBIE em Portugal permite que, com um cartão, seja possível carregar na maioria dos postos públicos.
AC vs. DC
Para simplificar, a diferença entre o carregamento AC e DC é a velocidade. As baterias de veículos elétricos requerem corrente contínua (DC). Ao carregar com corrente alternada (AC), a corrente deve primeiro ser convertida no veículo. Com o carregamento DC, isso ocorre na estação de carregamento.
- AC ou DC? Depende do tempo de espera do utilizador.
- A transformação do AC ocorre através do carregador de bordo (OBC).
- Potências acima de 50 kW correspondem a carregamentos rápidos.
AC – em casa ou no trabalho
As wallboxes são frequentemente usadas para carregamento AC, sendo compactas e fáceis de instalar — quer em casa, quer no local da empresa. São soluções que permitem gerir de forma simples a potência disponível, permitindo a escalabilidade da solução no futuro.
DC – carregue as suas baterias
Para pessoas que viajam com frequência e percorrem longas distâncias, o carregamento deve ser rápido, pelo que a tecnologia DC é crucial.
- É possível carregar de 20 a 80% em 30 a 120 minutos (dependendo do estado da bateria, da capacidade e da potência).
- A velocidade depende da potência disponível.
- Verifique os custos (€/kW) nos diferentes carregadores DC disponíveis.
Tipos de tomadas
Os tipos de tomadas são relevantes para uma infraestrutura de carregamento eficiente. Na Europa, os Tipo 2 e CCS2 (Sistema de Carregamento Combinado) são particularmente comuns. Ambos são fundamentais para a infraestrutura de carregamento e contribuem significativamente para disponibilizar diferentes tipos de preços e carregadores a diversos utilizadores finais.
- Tipo 2: Standard de carregamento AC para BEV ou PHEV.
- CCS2: Carregamento DC de alta potência para BEV. Já as novas viaturas PHEV permitem carregar com CCS2.
Comparação de carregamento AC e DC
O carregamento com corrente alternada ou corrente contínua difere na velocidade, mas também no comportamento de carregamento. No gráfico é apresentada uma comparação simples da velocidade de carregamento entre AC e DC.
*Os tempos de carregamento fornecidos são exemplos de cálculos simplificados com base em veículos elétricos comuns. Na prática, o processo de carregamento não segue uma curva linear — semelhante ao carregamento de um smartphone. Especialmente com carregamento rápido, a potência diminui à medida que o nível de carga aumenta, pelo que muitas vezes faz mais sentido carregar apenas até cerca de 80% em longas distâncias, para poupar tempo e dinheiro. Além disso, vários fatores influenciam o tempo real de carregamento, incluindo a temperatura exterior, a temperatura da bateria, a potência de carregamento do veículo, o tamanho da bateria e a gestão térmica. Estes números servem apenas como orientação. Os valores indicados para DC baseiam-se numa estimativa mais conservadora e consideram uma curva de carga mais plana. Na realidade, é raro um veículo carregar constantemente à potência máxima DC. Especialmente na faixa superior do SOC (60-70%), a potência de carregamento tende a diminuir significativamente.
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